Ajuda AlimentarDesde 1996 que a Liga dispõe do Refeitório Social em Rio Tinto, Gondomar, onde são servidas e confeccionadas diariamente cerca de 100 refeições.
Paralelamente são entregues dezenas de cabazes nas delegações de Coimbra e Porto. (mensalmente) Não desistimos do nosso propósito: minorar as carências de todos aqueles que nos pedem apoio, colaborando com outras instituições e organismos estatais, sempre que nos seja solicitado.
|
A Liga Nacional Contra a Fome, esteve presente no dia 17 de Dezembro de 2022 no programa MasterChef - RTP, onde foi abordado o tema do desperdício alimentar.
A quantidade de alimentos que diariamente são desperdiçados em todo o mundo é preocupante. O desperdício alimentar é um problema global, com consequências graves em termos sociais, económicos e ambientais. Todos os dias a Liga Nacional Contra a Fome faz recolha de excedentes alimentares no Lidl. As frutas e legumes são cuidadosamente selecionados pelos colaboradores de loja que “resgatam” apenas os produtos que continuam a corresponder aos padrões de qualidade e frescura, assim como produtos que se aproximam do fim da data de validade, mas que ainda estão em condições excelentes de consumo, entre estes produtos constam, por exemplo, bolachas ou conservas, entre outros. São produtos que têm segurança alimentar, mas do ponto de vista comercial já não podem ser vendidos. É importante fazer a rentabilização e ser criativo na cozinha para com, dignidade, alimentar o máximo número de pessoas. |
Em Rio Tinto, Gondomar, temos instalado o nosso Refeitório Social, que se encontra totalmente remodelado, graças a várias empresas que juntaram-se para ajudar a Liga Nacional Contra a Fome, como a DDN, a Cari, a Pinto & Cruz Energia e Sistemas, a NVE, a Semural Waste & Energy, a Checkhouse e a Doorwork - Portas e Automatismos, a Padimat, a Nortetos, a Hotelis, a Rendupinta, a Padimat e a Redegás.
Conscientes dos valores de responsabilidade social, estas empresas dispuseram-se a remodelar o refeitório social, que oferece refeições totalmente gratuitas aos mais necessitados. |