As carências de alimentos no organismo humano por períodos alongados de tempo acabam por provocar diversas sensações de desconforto e dor, bem como diversas consequências a longo prazo. Segundo diversos especialistas, são necessárias cerca de 1700 calorias para um corpo manter a energia essencial que só a glicose pode assegurar. A Liga Nacional Contra a Fome hoje fala-lhe sobre algumas das consequências que a fome pode ter no seu organismo a curto e longo prazo. Sem alimentos o corpo não pode ter a energia de que precisa para continuar com as suas atividades vitais. Quando o corpo não consegue ter os alimentos para manter o corpo a funcionar, o organismo rapidamente passa a um plano B, que implica ir buscar às reservas de gordura que o corpo tenha. As células começam a capturar e a absorver a glicose e os carboidratos presentes no tecido gorduroso. Se ainda assim continuam a existir alimentos em falta, o organismo irá começar a retirar a energia dos músculos, o que resulta na perda de massa muscular progressiva até ficar em “pele e osso”. Os danos mais significativos em seguida continuam quando o cérebro da pessoa esfomeada começa a perder a sua capacidade de comandar o corpo, sentindo enjoos, tonturas, náuseas e dificuldade no raciocínio. Sim, a fome vai desgastando a pessoa aos poucos até que cada órgão passe a economizar energia e trabalhe cada vez menos até o corpo não conseguir mais. De uma forma geral estas são algumas das principais consequências da fome no corpo humano:
E em Portugal? Em 2021 com a pandemia dispararam diversos relatos e pedidos de ajuda em linhas de apoio em crise, nomeadamente os relatos de fome. Vários portugueses admitiram estar a passar por essa dificuldade durante este ano, tendo até vergonha de o admitir. A pobreza em si tornou-se num problema que se foi agravando de 2020 para o presente ano com consequências devastadoras na vida de várias famílias.
Na Liga Nacional Contra a Fome, continuamos a nossa missão de promover diversos projetos de cariz social e humanitário para apoiar os mais desfavorecidos e desprotegidos. Temos o nosso refeitório no qual servimos cerca de 100 refeições diariamente, bem como as nossas iniciativas de distribuição de cabazes nas delegações de Coimbra e Porto a cada mês. Saiba como pode contribuir para a nossa causa no link em baixo.
0 Comments
Leave a Reply. |
AuthorWrite something about yourself. No need to be fancy, just an overview. Archives
Novembro 2021
Categories |